Como meu 1° post resolvi relembrar os 3 primeiros jogos de uma franquia de muito sucesso, e que marcou a infância de muita gente (assim como a minha), na era Playstation: Crash Bandicoot.
No começo da vida de seu Playstation, a Sony que, depois de seu fracasso com o Polygon Man, era a única fabricante de consoles ainda sem um mascote. Teve lançado para seu console, no Halloween de 1996, um jogo produzido pela Universal Interactive Studios e desenvolvido pela Naughty Dog, que, apesar de sua jogabilidade aparentemente simples e seu visual infantil, acabou se tornando um grande sucesso na plataforma. Esse jogo se chamava Crash Bandicoot.
A jogabilidade simples consistia em 32 fases (com 6 chefes distribuídos entre elas) em que se caminhava, quase sempre, em frente enfrentando uma série de inimigos e recolhendo itens, como as frutas Wumpa, chaves, gemas, entre outros, usando as suas únicas habilidades, o pulo e o giro (spin attack), sem deixar de lado as fases nas quais Crash cavalgava um javali.
Os belos gráficos aliados à divertida jogabilidade, fizeram de Crash um sucesso tanto de crítica quanto de público, vendendo mais de 6 milhões de cópias em todo mundo e tornando Crash o mascote da Sony.
Sendo assim, diante de tanto sucesso, exato 1 ano depois, foi lançado em 31 de outubro de 1997, Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back.
Nessa seqüência temos de volta Crash, aliado à sua irmã Coco, que sai em busca de 25 cristais ao redor da ilha N. Sanity, à pedido de seu antigo antagonista Neo Cortex, afim de impedir a destruição da Terra que seria causada por um alinhamento planetário. Enquanto enfrenta as forças de Dr. Nitrus Brio, que tenta convencê-lo de coletar gemas ao invés dos cristais. Mais tarde descobre-se que Crash estava sendo enganado e os cristais na verdade serviam como fonte de energia para uma máquina de controle mental construída pelo próprio Dr. Neo Cortex.
A jogabilidade, muito similar a do jogo anterior teve algumas novidades. Entre elas, as novas habilidades de Crash, que além do pulo e do giro, também tinha: o body slam, slide, duck, crawl e um super pulo e podia ser realizado durante o slide ou o duck. Que podiam ser usados nas 25 fases espalhadas nas 5 áreas principais do jogo. Fases nas quais deveria se coletar um cristal nela contido, e quebrando-se todas as caixas recebia-se uma gema cinza ao final de cada fase, além das gemas coloridas escondidas pelo jogo.
Assim como o anterior, Crash 2 foi sucesso público e crítica vendendo mais de 7 milhões de cópias no mundo(segundo o site VG Chartz), consolidando Crash como mascote da plataforma de Sony.
Então, novamente, exatos 365 dias depois, é lançado o 3° jogo da franquia, Crash Bandicoot 3: Warped.
O jogo toma lugar exatamente onde foi deixado no anterior: depois de ser derrotado por Crash e ter sua estação espacial destruída pela máquina de Dr. Nitrus Brio, Dr. Cortex cai, coincidentemente, na prisão subterrânea do irmão gêmeo maligno de Aku Aku, a máscara voodoo que acompanha Crash desde a sua 1ª aventura, chamado Uka Uka. Assim então, os dois juntam forças e, usando a máquina do tempo do Dr. N. Tropy, vão em busca dos cristais. Mas, alertados por Aku Aku, Crash e sua turma partem para a mesma afim de impedir que os vilões consigam atingir a sua meta.
A jogabilidade, apesar de muito parecida com a dos jogos anteriores, teve uma série de novidades. Como as fases de jet-ski, avião, motocicleta, entre outros. Agora também temos Coco, a irmã de Crash, como personagem jogável.
Assim que foi lançado Warped foi aclamado pela mídia, sendo considerado o melhor da série até o momento e levando as maiores notas nas avaliações da midia especializada, vendendo até o hoje mais de 7 milhões de cópias em todo mundo.
Depois desses 3 jogos, ainda haveriam de ser lançados para Playstation Crash Team Racing; jogo de kart lançado em 2000 com os personagens da série, ainda pelas mãos da Naughty Dog; e Crash Bash; um party game estilo Mario Party (duh), so que agora não mais desenvolvido pela Naughty Dog (que havia deixado a Universal Studios para fazer parte da SCEA), e sim pela Eurocom.
Hoje em dia, Crash Bandicoot é uma franquia multi-plataforma com muitos jogos, mas nenhum com o mesmo brilho desses 3 lançados para o finado Playstation.
Nenhum comentário:
Postar um comentário