sábado, 28 de fevereiro de 2009

Nostalgia 32bits: Crash Bandicoot



Como meu 1° post resolvi relembrar os 3 primeiros jogos de uma
franquia de muito sucesso, e que marcou a infância de muita gente (assim como a minha), na era Playstation: Crash Bandicoot.

No começo da vida de seu Playstation, a Sony que, depois de seu fracasso com o Polygon Man, era a única fabricante de consoles ainda sem um mascote. Teve lançado para seu console, no Halloween de 1996, um jogo produzido pela Universal Interactive Studios e desenvolvido pela Naughty Dog, que, apesar de sua jogabilidade aparentemente simples e seu visual infantil, acabou se tornando um grande sucesso na plataforma. Esse jogo se chamava Crash Bandicoot.

O jogo nos trazia Crash, um marsupial que, depois de vários experimentos feitos por Dr. Nitrus Brio e seu chefe Dr. Neo Cortex, que tinham como finalidade torná-lo o primeiro de um exército de marsupiais mutantes, acabou por se tornar um total desastre. E que depois desse fracasso acabou por, acidentalmente, cair no mar depois da fuga de seu zangado criador. Com isso deixando a sua namorada Tawna, uma marsupial fêmea que também sofreu os mesmo experimentos que Crash, nas mãos do Dr. Neo Cortex. Então, Crash parte em busca do castelo de Cortex, onde sua namorada Tawna está presa.

A jogabilidade simples consistia em 32 fases (com 6 chefes distribuídos entre elas) em que se caminhava, quase sempre, em frente enfrentando uma série de inimigos e recolhendo itens, como as frutas Wumpa, chaves, gemas, entre outros, usando as suas únicas habilidades, o pulo e o giro (spin attack), sem deixar de lado as fases nas quais Crash cavalgava um javali.

Os belos gráficos aliados à divertida jogabilidade, fizeram de Crash um sucesso tanto de crítica quanto de público, vendendo mais de 6 milhões de cópias em todo mundo e tornando Crash o mascote da Sony.


Sendo assim, diante de tanto sucesso, exato 1 ano depois, foi lançado em 31 de outubro de 1997, Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back.

Nessa seqüência temos de volta Crash, aliado à sua irmã Coco, que sai em busca de 25 cristais ao redor da ilha N. Sanity, à pedido de seu antigo antagonista Neo Cortex, afim de impedir a destruição da Terra que seria causada por um alinhamento planetário. Enquanto enfrenta as forças de Dr. Nitrus Brio, que tenta convencê-lo de coletar gemas ao invés dos cristais. Mais tarde descobre-se que Crash estava sendo enganado e os cristais na verdade serviam como fonte de energia para uma máquina de controle mental construída pelo próprio Dr. Neo Cortex.

A jogabilidade, muito similar a do jogo anterior teve algumas novidades. Entre elas, as novas habilidades de Crash, que além do pulo e do giro, também tinha: o body slam, slide, duck, crawl e um super pulo e podia ser realizado durante o slide ou o duck. Que podiam ser usados nas 25 fases espalhadas nas 5 áreas principais do jogo. Fases nas quais deveria se coletar um cristal nela contido, e quebrando-se todas as caixas recebia-se uma gema cinza ao final de cada fase, além das gemas coloridas escondidas pelo jogo.

Assim como o anterior, Crash 2 foi sucesso público e crítica vendendo mais de 7 milhões de cópias no mundo(segundo o site VG Chartz), consolidando Crash como mascote da plataforma de Sony.




Então, novamente, exatos 365 dias depois, é lançado o 3° jogo da franquia, Crash Bandicoot 3: Warped.

O jogo toma lugar exatamente onde foi deixado no anterior: depois de ser derrotado por Crash e ter sua estação espacial destruída pela máquina de Dr. Nitrus Brio, Dr. Cortex cai, coincidentemente, na prisão subterrânea do irmão gêmeo maligno de Aku Aku, a máscara voodoo que acompanha Crash desde a sua 1ª aventura, chamado Uka Uka. Assim então, os dois juntam forças e, usando a máquina do tempo do Dr. N. Tropy, vão em busca dos cristais. Mas, alertados por Aku Aku, Crash e sua turma partem para a mesma afim de impedir que os vilões consigam atingir a sua meta.

A jogabilidade, apesar de muito parecida com a dos jogos anteriores, teve uma série de novidades. Como as fases de jet-ski, avião, motocicleta, entre outros. Agora também temos Coco, a irmã de Crash, como personagem jogável.

Assim que foi lançado Warped foi aclamado pela mídia, sendo considerado o melhor da série até o momento e levando as maiores notas nas avaliações da midia especializada, vendendo até o hoje mais de 7 milhões de cópias em todo mundo.


Depois desses 3 jogos, ainda haveriam de ser lançados para Playstation Crash Team Racing; jogo de kart lançado em 2000 com os personagens da série, ainda pelas mãos da Naughty Dog; e Crash Bash; um party game estilo Mario Party (duh), so que agora não mais desenvolvido pela Naughty Dog (que havia deixado a Universal Studios para fazer parte da SCEA), e sim pela Eurocom.

Hoje em dia, Crash Bandicoot é uma franquia multi-plataforma com muitos jogos, mas nenhum com o mesmo brilho desses 3 lançados para o finado Playstation.

Nenhum comentário:

Postar um comentário